terça-feira, 26 de abril de 2011

EXPOSIÇÃO "GETÚLIO VARGAS VISITA MANAUS"


Em homenagem ao estadista, idealista e realizador, Getúlio Dornelles Vargas, o Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Cultura, inaugura no Centro Cultural Palácio Rio Negro, Avenida 7 de Setembro, a exposição: “Getúlio Vargas Visita Manaus”. Entrada Franca.

A exposição de longa duração inaugura nesta terça-feira (19), em referência a data de nascimento daquele que, mesmo sendo considerado um ditador, foi amado e aclamado pelo povo. As visitações acontecem na Sala Governador Ephigênio Sales, de terça a sábado, das 10h às 16h; e aos domingos, das 17h às 20h.

“Getúlio Vargas visita Manaus” foi dividida em dois ambientes, um refere-se à política do Governo Vargas na Amazônia e no Amazonas: o plano de saneamento, educação, organização do trabalho rural do qual ressurgiria a Amazônia; retratando também a primeira visita de Getúlio Vargas a Manaus em 1940 e a segunda em 1954; como também a nomeação dos Interventores Federais no período de 1930 a 1945; Governadores Constitucionais de 1951 a 1954, dentre outros.

No segundo ambiente, temos a política de Getúlio na visão popular, em âmbito Nacional: apresenta alguns dos seus atos que o tornaram popular, como: A criação do Salário Mínimo; a criação da Justiça do Trabalho; a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT); O IBGE a Petrobrás dentre outros, além de exibição de filmes sobre a Era Getulista.


Fotografia: J. Martins Rocha

Nenhum comentário: