A Amazônia é entrecortada por rios, praticamente todas as cidades e comunidades são separadas por águas, em decorrência dessas particularidades, as estradas são os rios e os Barcos regionais substituem os automóveis – os barcos por ser um importante meio de transporte da região norte, principalmente, do Estado do Amazonas, merece todo o nosso respeito, consideração e admiração.
Observando as fotos do inicio do século passado, verificamos que os barcos eram fabricados em ferro, na época em que o dinheiro corria solto, resultado das vendas da borracha no mercado internacional, depois, com o fim desse monopólio, houve um empobrecimento total da nossa economia, os barcos passaram a ser fabricados de madeira, nos estaleiros de Manaus e Belém.
Os barcos construídos no Amazonas diferem dos do Pará, pois estes sofrem a influencia do mar, sendo adaptados a essa realidade. Os nossos barcos possuem as seguintes características: são feitos de madeiras, com os mais variados tamanhos e tipos recebem o nome de “Motor” ou “Recreio” dependendo da duração da viagem, são mistos, transportam cargas e passageiros.
Na enchente, viajam dia e noite, na vazante, somente durante o dia, pois o perigo é muito grande, existem muitas toras de madeiras nos rios, os bancos de areia aparecem em todo lugar, em alguns lugares existem as corredeiras, o perigo são as pedras.
Com a entrada em ação do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), os traficantes de drogas trocaram os aviões pelos barcos, por conta disso, a fiscalização está sendo muito intensificada.
O problema maior dos nossos barcos são o excesso de passageiros e cargas e a falta de equipamentos obrigatórios, como o barco salva-vidas e coletes em quantidades. Para ser ter uma ideia, quando um barco vira, a lona serve como uma parede, impedindo a saída dos passageiros – os naufrágios são uma constante, apesar de toda a fiscalização da Marinha do Brasil.
Existe um segmento que utiliza muito os barcos regionais, são os chamados “Barcos de Turismo da Amazônia”, operando na área do Ecoturismo, Pesca Esportiva, Negócios e Eventos, Aventura e o Contemplativo. Segundo os empresários do setor “A Associação dos Operadores de Barcos de Turismo da Amazônia tem o compromisso com a sustentabilidade, que visa explorar as belezas naturais da Amazônia em conformidade com as necessidades de cada comunidade que nela e dela vive, bem como mantendo-a preservada para o mundo, além do prazer em dividir a paixão de nossas vidas; a maior maravilha selvagem deste planeta; a inesquecível fonte de cultura e natureza; esta acolhedora parte do mundo chamada Amazonas”.
Existe um politica governamental para incentivar a substituição dos barcos de madeira por aço, porém, será um processo muito lento, oneroso para os donos das embarcações, apesr de termos estaleiros para construir barcos de pequeno, médio e grande porte, porém, falta estrutura para acesso para inovações tecnologicas e linhas de creditos.
Ventila-se em formar um Pólo Naval em Manaus, com isto, será possivel comprar aço em larga escala, com preço mais competitivo, criação de padrão para embarcações mais seguras, capacitação de mão-de-obra, etc. É isso ai.
3 comentários:
I visited many webѕіtes but the audiо featurе for audio ѕongs cuгrent at thiѕ web site is in faсt wonԁeгful.
Haѵe a lοok at my web blοg .
.. facebookis.com
my page - Read More Here
Ηеy Thеre. I fοund your blog the use οf msn.
That іs an extremely smartly written aгtiсle.
I will be sure to bоokmark it and return tо learn morе of yоur uѕeful information.
Thank уou for the post. Ι'll certainly comeback.
Feel free to surf to my blog post wiki.rk08.ru
you're in reality a good webmaster. The site loading speed is incredible. It kind of feels that you are doing any distinctive trick. Furthermore, The contents are masterwork. you've peгformеd a magnіficent jοb оn this matter!
my website :: V2 Cigs Review
Postar um comentário