terça-feira, 29 de junho de 2010

DIA DE SÃO PEDRO EM MANAUS

Hoje é dia 29 de junho, considerado pela igreja católica o “Dia de São Pedro” - o santo foi um humilde pescador, apóstolo, fundador da Igreja Católica, o primeiro Papa, protetor das viúvas e dos pescadores, além de ser considerado pelos católicos como o chaveiro do céu e de ter a responsabilidade de fazer chover.

Na tradição católica, hoje é dia dos pescadores fazerem a Procissão Fluvial e, em terra firme os fieis devem acender fogueiras na portas das suas casas, soltar fogos de artifícios e fazer o famoso pau-de-sebo.

Em Manaus, o evento terá como tema “São Pedro nos fortalece com economia e vida, queremos uma sociedade sem exclusão” - a tradicional procissão sairá da Igreja Matriz e fará o percurso fluvial acompanhado de centenas de embarcações enfeitadas.

Segundo o jornal Diário 24 Horas “O percurso fluvial começa na Ponta do Ismael, Compensa 3, zona oeste, até a Comunidade São Pedro, encerrando no Porto da Panair, no Educandos, zona sul.

A continuidade da procissão terrestre recomeça na Avenida Bento José de Lima. Em seguida, às 18h, será realizada uma missa campal no Centro Cultural Zulândio (curral do Boi Garanhão), em Educandos”.

Manaus é uma metrópole, apesar do crescimento ainda cultivamos esta procissão na orla do Rio Negro – ainda bem! Quanto aos festejos juninos, vamos perdendo um pouco esta tradição, infelizmente!