terça-feira, 4 de agosto de 2009

MANAUS CIDADE SORRISO

Posted by Picasa
No início do século XX, Manaus era o centro da produção de borracha e imensamente rica, chegando a ocupar a 4ª posição no ranking de cidades mundiais. A abundância de recursos fez da cidade um centro arquitetônico importante, que hoje preserva o maior patrimônio de arquitetura Bélle Époque do país. Depois que a semente da seringueira foi ilegalmente levada para a Malásia, a economia regional entrou em declínio. Com a implementação da Zona Franca de Manaus, em 1967, por decreto de lei federal, a cidade voltou a ter sua economia fortalecida. Hoje, Manaus corresponde a 3,5% do PIB nacional e é a 4ª cidade mais rica do país, apesar de suas grandes desigualdades sociais. Manaus é considerada a principal cidade do norte do país, sendo chamada de "Metrópole do Norte".
Manaus também é conhecida como a "cidade sorriso", pois é terra de uma gente alegre e hospitaleira.
A cidade possui muitas atrações turísticas, englobando prédios históricos, museus, parques e centros de pesquisa abertos à visitação pública, além de atrações naturais como o Encontro das Águas e o Parque Janauary. Há inúmeros hotéis de selva nas proximidades da cidade.
Manaus está em total processo de desenvolvimento urbano: o mercado da construção civil está em plena ascensão e novos serviços já presentes em outros locais do país chegam à cidade aos montes, trazendo um novo ciclo de modernização.
O Distrito Industrial mantém-se ativo e crescendo, especializando-se cada vez mais em novas tecnologias para garantir a sustantabilidade do programa da Zona Franca de Manaus e consequentemente a preservação e uso sustentável da região.
A sinalização de Manaus é precária e sem um bom mapa fica difícil localizar-se fora do perímetro central e na Ponta Negra, regiões mais turísticas da cidade. A Secretaria de Turismo possui diversos pontos de informação pela cidade, onde é possível conseguir material e orientação sobre passeios, hotéis, etc.
Clima - Média de 34º C, quente e úmido (85% média de umidade).
Manaus tem três aeroportos. O principal deles é o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, que recebe vôos internacionais e regionais. Os outros dois aeroportos são o de Ponta Pelada (Aeroporto Militar), e o Aeroclube de Manaus. Para ir ao centro da cidade que fica a 14 km:
Manaus é ligada por via terrestre apenas ao Estado de Roraima e à Venezuela. A rodoviária tem rotas para o interior do estado do Amazonas, Roraima, e Caracas.
Existem linhas de transporte fluvial em todas as cidades entre Tabatinga é Belém.
Jinny Kelly Amazon Tours, tel. 0055 92 9115.3910 ou 0055 92 9158.4212;
[1], [2]
Dependendo da estação do ano, da Venezuela por Boa Vista, mas o transporte essencial é fluvial
Encontro das Águas - A cidade encontra-se na margem esquerda do Rio Negro (água preta e ácida) este rio encontra-se com o Rio Solimões (água barrenta e rica em nutrientes). O encontro das águas é a junção dos dois rios, que tem velocidades e temperaturas diferentes, e, portanto correm 9 km sem se misturarem, criando um espetáculo único da natureza.
Manaus possui um dos teatros mais exuberantes do país e do mundo, o conhecido Teatro Amazonas. O teatro possui quase todos seus objetos e estruturas trazidos e montados de países da Europa, principalmente da França. Até hoje ele é palco de grandes espetáculos.
Parque da Ponta Negra - Ponta Negra é a maior praia fluvial de Manaus e, nos tempos de "seca", sua extensa faixa de areia cria uma enorme e longa praia na orla do rio. Ao longo da orla há restaurantes, bares e sorveterias e também um anfiteatro onde são realizados shows e eventos culturais. Nos fins de semana há uma feirinha de artesanato na orla da Ponta Negra.
Zoológico do CIGS - O zoológico do CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva) tem espécies da fauna amazônica, resgatados do tráfico e animais ou deslocados de seu habitat natural. Mamíferos, aves, répteis e quelônios fazem parte das espécies do zoológico. Animais raros, que só existem em cativeiro, como Iraçu-falso e Mutum-do-nordeste também podem ser apreciados. Há ainda animais em risco de extinção como o macaco aranha do peito amarelo. Além de conhecer espécies da fauna amazônica, os visitantes podem visitar lojas de artesanato. As crianças também podem brincar no playground do zoológico. Um passeio pela trilha do CIGS é uma boa opção para quem gosta de caminhar: o trajeto tem três itinerários distintos com cerca de 850 metros cada um.
Centro Histórico de Manaus - No Centro de Manaus encontram-se vários monumentos e prédios históricos, como o Palácio da Justiça, Palácio Rio Negro (antiga sede do governo), Teatro Amazonas, Igreja da Matriz, Catedral de Manaus, e inúmeras construções da Bélle Époque ainda preservadas e espalhadas pela região. O centro de Manaus concentra um grande número de museus como o Museu do Homem do Norte, Museu de Numismática e Museu do Índio.
Mais afastados do centro estão diversos parques que preservam a flora natural como o Parque do Mindu, onde o visitante pode fazer caminhadas em trilhas e até ver o Sauim-de-coleira, primata em risco de extinção, mas com população significativa dentro do parque. É possível admirar o peixe-boi e tartarugas da Amazônia no Bosque da Ciência, dentro do INPA, ou admirar orquídeas raras no Horto Municipal. Mais distante ainda é a Reserva Florestal Adolpho Ducke, a maior floresta virgem urbana do mundo.

Vir a Manaus significa dar um pulo na Amazônia: existem inúmeros hotéis de selva que oferecem uma diversidade enorme de passeios, desde mais aventureiros até mais relaxantes como: caminhada na selva, pesca, visita às comunidades ribeirinhas, focagem de Jacaré, arvorismo, rapel, boto-terapia, etc.
As maiorias dos hotéis de selva estão localizados no Rio Negro, onde os mosquitos não se proliferam pela acidez das águas escuras, diferente do rio Solimões onde as águas claras, sem acidez porém com muitos nutrientes, atraem muitos mosquitos e consequentemente muito mais pássaros, cobras, e sapos, que formam a cadeia alimentar de animais de pequeno porte.
Manaus tem um número enorme de lojas de artesanato regional e ateliês de artistas locais, principalmente na região central da cidade. São trabalhos que variam de bijuterias rústicas até entalhamentos de madeira e biojóias, sempre com a temática e matéria-prima local.
Amazonas Shopping Center - Inaugurado em 1991, é o mais tradicional shopping de Manaus. Conta com muitas opções na praça de alimentação e diversas lojas âncoras, além de salas de cinema da rede Severiano Ribeiro.
Millennium Center Mall- Considerado o shopping mais luxuoso do norte do Brasil, possui uma praça de alimentação "gourmet" e é frequentado pelas classe mais altas. Recentemente inaugurou 8 salas de cinema da rede Cinemais. O shopping é anexo de um hotel.
Studio 5 Festival Mall- Ideal para quem procura divertimento e entretenimento, possui pistas de boliche e um complexo de cinemas da rede Cinemark, além de academia de ginástica e cervejaria. O shopping é anexo de um centro de eventos e hotel. Possui salas da cinema da rede Cinemark.
Tvlândia Mall- Pequeno porém eficiente, o TVlândia é um centro de serviços. Possui hipermercado, cabelereiro, chaveiro, restaurantes e oito salas de cinemas da rede Cinemais.
Manauara Shopping- Inaugurado em 2009, foi construído com ambiente regional amazonico, além de ser o maior shopping da cidade até o presente momento.
Peixes: - Tambaqui: Um dos mais apreciados da região, suas carnudas costelas, assadas na brasa ou fritas, são de dar água na boca. - Jaraqui: peixe mais popular da região, delicioso quando frito. Há um ditado polular da regiao que diz: Quem come jaraqui, nao sai mais daqui.
Chez Charufe Grill, Endereço: Parque da Ponta Negra, perto do Tropical Hotel. Telefone: 55-(92) 3658-5101 a partir das 17 horas. E-mail:
lincolntz@hotmail.com. Aberto das 18 às 24 horas - fechado aos domingos. Linda vista do Rio Negro. Peixes regionais, paella e churrasco. Ótimo serviço. Cardápios também em inglês, espanhol, francês, alemão e italiano.
Restaurante Galo Carijó. Rua Andradas, Centro
Balada: Ao contrário do que muitos pensam, a cidade possui vida noturno relativamente agitada, predominam casas de forró, MPB e de pop rock.
Alguns pontos:
Porão do Alemão- Melhor fim de noite, rock 'n roll e muita bebida.
Café Cancun- Representação da franquia muito badalada pela high society manauara.
Kabana´s- Nova casa sensação do momento, regado a muito forró e pé de serra.
Hotel Ana Cássia, Rua dos Andradas, 14 - Centro. tel. 92 3303-3637. Localizado atrás do Porto de Manaus. http://www.hotelanacassia.com.br
Hotel Dez de Julho Centro. tel. 92 3232-6280.
http://www.hoteldezdejulho.com.br
Manaus Hotéis - Saint Paul, Rua Ramos Ferreira, 1115 - Centro. tel. 92 2101-3800. Excelente hotel, próximo aos principais pontos turísticos como o Teatro Amazonas e o Porto de Manaus, com apartamentos com TV a cabo, ar-condicionado, cofre. Café da manhã incluso na diária. Aceita todos os cartões. http://www.manaushoteis.tur.br/saint.php
Taj Mahal Plaza, Av. Getúlio Vargas, 215 - Centro. tel. 92 3232-7766.
http://www.grupotajmahal.com.br/plazahotel.html
Tropical Manaus, Av. Coronel Teixeira, 1320 - Ponta Negra. tel. 92 2123-5000.
Apesar da violência crescente em todo o país, Manaus ainda é uma cidade relativamente tranquila. Deve-se tomar o mesmo cuidado que se toma em outras capitais.
Presidente Figueiredo – distante apenas 105 km de Manaus, oferece grutas arqueológicas e cavernas, cachoeiras e ambiente regional típico
Praia do Tupé – local com diversas praias fluviais e serviços básicos
Manacapurú – Festival de Ciranda em Setembro
Parintins – Festival Folclórico em Junho
Maués - Festival do Guaraná
Parque Nacional do Jaú - Expedições partem de Manaus para esta enorme reserva entre Novo Airão e Barcelos. O parque é um sítio do Patrimônio da Humanidade e fica no estado do Amazonas, a 220 km de Manaus
Novo Airão – tem praias fluviais na época da seca e passeios pelo arquipélago de Anavilhanas durante a estação de chuvas.
Fonte - wikipedia