sábado, 2 de março de 2024

DOUGLAS ARNAUD DE SOUZA LIMA

 


Por José Rocha

Hoje, dois de março de 2024, o meu irmão Henrique Soares me mandou uma mensagem sobre o falecimento do Douglas Arnaud de Souza Lima, pedindo-me para fazer uma homenagem em nosso BLOGDOROCHA, pois ele foi nosso patrão por vários anos, além de ter feito história no polo aquático e no comércio de Manaus.

Douglas Arnaud nasceu em Manaus, no dia 31 de março de 1932, filho de Euclydes de Souza Lima, um revendedor dos automóveis da marca DKW (comprada anos depois pela VW) e proprietário de muitos imóveis no antigo V-8 (atual Avenida Efigênio Sales).

Ainda menino, começou a nadar no Igarapé de Manaus, próximo à Primeira Ponte da Avenida Sete de Setembro, quando as suas águas eram limpas e o local uma verdadeira piscina natural (onde hoje é o Parque Paulo Jacob), foi o local onde eu e os meus irmãos nascemos e passamos a nossa infância.

Aos 14 anos, o seu pai o mandou para o Rio de Janeiro, para aprimorar seus estudos. Na antiga capital federal, foi levado por um amigo para a sede do Fluminense Football Club, nas Laranjeiras, onde se tornou um exímio nadador.

Venceu várias competições e foi colecionador de medalhas. Em 1952, foi o recordista sul-americano no revezamento 4 x 200 metros nado livre.

Com apenas 20 anos, foi convidado pelo então atleta João Havelange, para integrar a equipe de polo aquático do Brasil, nos Jogos Olímpicos da Finlândia, onde representou muito bem o nosso país, mas não chegou a ganhar medalhas. Douglas Arnaud foi o primeiro amazonense a disputar uma Olimpíada, um feito histórico que todos deveriam conhecer.

No Fluminense, conheceu Maria Celeste de Souza Lima, com quem se casou em 1957. Eles tiveram três filhas: Denise, Dória e Deyse.

Foi funcionário de carreira do Banco do Brasil, onde trabalhou por 14 anos, o que lhe proporcionou conhecimentos da área financeira e bancária.

Com a morte de seu pai, voltou para Manaus, para tocar os negócios deixados por ele. Em sociedade com a sua esposa Celeste de Souza Lima, o seu irmão James de Souza Lima (engenheiro da Secretaria do Patrimônio da União) e a esposa dele, Anabela de Souza Lima, montaram a Importadora Souza Arnaud, uma gigante do comércio de Manaus.

Na década de setenta, eles chegaram a formar um grupo sólido, composto pela Importadora Souza Arnaud, com catorze filiais em Manaus, Manacapuru e Belém do Pará; duas lojas de revenda de automóveis da Volkswagen, a Mavel e o Posto Sete; fazendas de gado “Souza Lima”; um estaleiro, a Estaman; e lojas de importados conhecidas como Importique.

De 1988 a 1992, foi presidente da Associação Comercial do Amazonas, uma instituição voltada à defesa dos interesses da classe comercial do Amazonas, além de possuir um grande prestígio naquela época, sendo muito requisitada nos meios de comunicação e assessoramento para os governos municipal, estadual e até federal.

Douglas Arnaud, depois que desfez os seus negócios em Manaus, voltou a morar no Rio de Janeiro, onde recebeu o convite do nadador Rômulo Arantes para voltar a nadar na categoria máster. Depois, foi morar com a família em Miami, nos Estados Unidos, de onde passou a administrar remotamente as suas empresas no Brasil.

Nadou diariamente até os 79 anos, sempre ao lado de sua filha Dayse e do neto Douglas Mêne. Foi obrigado a parar em decorrência de problemas cardíacos.

Aos 84 anos, foi diagnosticado com o mal de Alzheimer, mas mesmo já apresentando problemas na memória, concedeu uma longa entrevista ao Jornal A Crítica, em 12 de junho de 2016, falando sobre a sua trajetória nos esportes e em sua vida empresarial.

No dia primeiro de março de 2024, a Associação Comercial de Manaus publicou a seguinte Nota de Pesar:

“É com profundo pesar que a Associação Comercial do Amazonas recebe a triste notícia do falecimento do ex-presidente Douglas Arnaud de Souza Lima (31/03/1932-01/03/2024). Lamentamos a perda e nos solidarizamos com a família neste momento”.

Douglas Arnaud de Souza Lima foi um exemplo de homem, atleta, empresário e cidadão, que deixou um legado de conquistas e honra para o Amazonas e para o Brasil. Que Deus o acolha em sua glória e conforte os seus familiares e amigos. 🙏

Fontes:

ACA – Associação Comercial de Manaus

https://www.acritica.com/esportes/helsinque-1952-douglas-arnaud-o-primeiro-amazonense-a-disputar-a-olimpiada-1.138740

https://jmartinsrocha.blogspot.com/2011/07/importadora-souza-arnaud.html

Fotos: 

ACA

Arquivo da família Arnaud, publicado no jornal A Críticaq