segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

154 ANOS DA RUA JOSÉ CLEMENTE

 

154 ANOS DA RUA JOSÉ CLEMENTE

José Rocha

Em 15 de fevereiro de 1870, este importante e histórico logradouro público recebeu o nome de José Clemente, portanto, está completando 154 anos de existência.

O projeto de lei municipal foi de autoria dos vereadores Antônio Malcher e Antônio da Cunha Mendes, recebendo novas obras, respectivamente nos anos de 1896 (data da inauguração do Teatro Amazonas) e 1897, com serviços realizados por diversos empreiteiros, entre os quais A. J. Coulamy e Florêncio de Almeida.

Antigamente, aquele lugar ficava no bairro de São José. A rua começava na atual Rua Luís Antony e terminava, como ainda hoje, no Largo de São Sebastião.

A via é em homenagem a José Clemente Pereira (1787-1854), português que veio para o Brasil em 1815. Ele foi político, jurista, Ministro da Guerra em duas ocasiões, Senador pela província do Pará e defensor da independência do Brasil.

A Rua José Clemente é famosa e histórica por abrigar diversas residências de seringalistas, governadores, instituições militares, templo espírita, bares tradicionais de Manaus, dentre outros:

  1. 27º BC (Batalhão de Caçadores) do Exército, atual Colégio Militar e Campo do General Osório;
  2. Bar Natália, atualmente, abriga diversas barbearias;
  3. Salão Grajaú;
  4. Alfaiataria Demazi;
  5. Salão Barbosa;
  6. Primeira Sede do Olímpico Clube, atual anexo do Bar Caldeira;
  7. Bar Caldeira;
  8. Muro do Hospital de Santa Casa de Misericórdia, onde houve uma explosão da Caldeira em 14 de janeiro de 1970;
  9. Lateral do Palácio da Justiça;
  10. Residência de Seringalistas, casas geminadas, atual Motel Xavante;
  11. Federação Espírita do Amazonas;
  12. Fábrica Baré, depois Loja Credilar Teatro, Caixa Econômica Federal, um prédio construído pelo arquiteto Severiano Porto;
  13. Residência do governador Eduardo Ribeiro, depois engenheiro Bretislau de Almeida e da União, atualmente Museu Casa Eduardo Ribeiro e Academia Amazonense de Medicina;
  14. Diversas casas históricas do Largo de São Sebastião, dentre eles a lateral do Teatro Amazonas.

Para fechar com “Chave de Ouro” o aniversário da Rua José Clemente, teremos, hoje, o melhor e maior carnaval de rua de Manaus, com o “Bloco do Caldeira”.