quinta-feira, 11 de julho de 2019

UM OLHAR SOBRE A NOSSA MANAUS - DETALHES DA PRAÇA DO CONGRESSO.


Tirei essa foto, recentemente, da Praça do Congresso, como é conhecida pelos manauaras. O Eduardo Ribeiro tentou construir o Palácio do Governo, onde é hoje o IEA, a praça seria o Jardim do Palácio.


Permaneceu um descampado por vários anos, e teve vários nomes, porém, o nome não oficial foi o que vingou Praça do Congresso, em decorrência de um congresso católico ocorrido em 1942, em Manaus.


Observem como tudo foi, milimetricamente, feito: a Praça divide-se ao meio, desde a Avenida Eduardo Ribeiro até o portão de entrada do IEA (onde seria o Palácio do Governo, iniciado pelo Pensador e destruído pelo seu sucessor).

A placa em homenagem ao Eduardo Ribeiro, um banco, um poste com luminárias, a placa sobre o Antônio Bittencourt, o mastro da Bandeira do Brasil, outro banco, o altar da Nossa Senhora da Conceição, a escadaria e o portão do IEA, tudo dividido ao meio.

Não aparecem na foto: a Avenida; uma peça da época em que Manaus tinha iluminação a gás (no início do século passado) e uma tampa do bueiro feito pelos ingleses, quando Manaus era grafado Manaós e o busto do Pensador - tudo colocado bem no meio, milimetricamente.

Antigamente, tudo era bem pensado, planejado e executado com esmero, permanecendo por mais de um século para as novas gerações admirar e usufruir.

Não sou maçom, mas, creio que essa praça contenha símbolos maçônicos - o governador Eduardo Ribeiro, segundo historiadores, era maçom, assim como muitos outros que contribuíram com o seu trabalho nos governos seguintes, para chegar ao desenho atual.

Temos que ter um olhar diferente para com a nossa cidade e registrar esses momentos.

É isso ai.


Nenhum comentário: