quinta-feira, 11 de julho de 2019

NADADOR PAULO RABELLO "PEIXE" - 50 ANOS DA PRIMEIRA TRAVESSIA DO RIO


Hoje, conversei com o meu amigo Paulo Rabello, o famoso nadador profissional conhecido no meio esportivo manauara, como "Peixe".

Ele possui um Mercadinho/Residência na ladeira da Rua Ferreira Pena.

Em novembro vindouro, completará 50 anos da Primeira Travessia do Rio Negro, foi em 1969, promovido pelo Atlético Rio Negro Clube.

Em 2016, o Paulo Rabello, fez uma declaração a impressa,  destacando a importância da prova e relembrou a época das braçadas no Rio Negro. “Eu tinha 20 anos quando participei da Almirante e hoje tenho 66 anos. Participei, ao todo, de 18 travessias e lembro que naquela época só havia a caixa d’água do Hotel Tropical para guiar e atualmente existe todo um aparato. Fico muito feliz pelo retorno desta competição, que faz parte da minha vida”

Chegou em primeiro lugar, possui a medalha e um certificado. 

Ainda teve mais um ano promovido pelo Rio Negro Clube, depois, a Marinha assumiu, com a Travessia Almirante Tamandaré.

O Paulinho é formado em Educação Física, pela antiga Universidade do Amazonas-UFAM, em 1983. Foi a terceira turma em se formar naquela instituição. 

Chegou a ser Presidente do Conselho Federal de Educação Física. 

Já atravessou o Rio Negro dezenove vezes, e está se preparando na Piscina do Olímpico Clube, para a 20ª competição, aos 68 anos de idade!

Tive acesso a um saco contendo umas trezentas medalhas e um álbum com dezenas de títulos, canudos e certificados de sua participação em competições. 

Segundo o Paulinho, como é conhecido pelos amigos, ele nasceu no Bairro do Céu, sendo o único nadador profissional do Amazonas que veio do céu!

Ele é contemporâneo dos meus amigos da família Sampaio, daquele bairro. 

Foi nadador de igarapé, quando entrou numa piscina para competir, foi graça para o atleta. Nadou com o Kako Caminha e o Botinho.

De todos os atletas que fizeram a atravessia, em 1969, restam poucos vivos. Ele quer reuni- los para uma grande festa. 

O conheci lá no ETBar, nas antigas sextas dançantes, em tempos passados. Ele era um tremendo "pé de valsa" sendo disputado a tapas pelas senhoras e senhoritas do pedaço!

O seu filho fez parte do time amazonense de Polo Aquático. 

Tem tanta história e títulos na natação que é digno de ser homenageando no Museu da Cidade. Irei escrever e mandar para a PMM.

Ele merece.

Nenhum comentário: