sábado, 30 de abril de 2016

O SIGNIFICADO DE MOCÓ



O meu amigo Carbajal Gomes, administrador do Bar Caldeira, centro antigo de Manaus, perguntou-me sobre o significado de Mocó, pois estava desejoso em saber porque colocaram o nome de um reservatório de águas de “Reservatório do Mocó”, uma edificação centenária, construído pelo governador Eduardo Ribeiro.

Prometi pesquisar e publicar na minha página do Facebook e do BLOGDOROCHA.


A palavra Mocó é de origem tupi significado “bicho que rói” – o bichinho Mocó é sem cauda, de pelagem cinzenta, um pouco maior do que o Preá – ele é muito usado como alimento no Nordeste.

O poeta e escritor Simao Pessoa, em seus escritos, gosta de chamar a sua casa de “Mocó” – pois esse termo é utilizado na gíria como esconderijo, local secreto para guardar algo – muitos falam “mocozar”, referindo-se ao ato de esconder desses pequenos mamíferos.

Alguns historiadores amazonenses escreveram que, naquele local existia um pequeno igarapé, conhecido como “Igarapé do Mocó”, onde o presidente da província José Lustosa da Cunha Paranaguá (1882-1884) toma as primeiras medidas para a captação de água para a cidade de Manaus.

O igarapé foi aterrado e, em 1897, o local ficou conhecido como “Bairro do Mocó” – o reservatório de águas foi iniciado no governo do Eduardo Ribeiro (1890-1896) e inaugurado em 23 de setembro de 1899 (um ano antes da morte do governador) – em decorrência disso, foi chamado de “Reservatório do Mocó”.

O animalzinho Mocó é muito encontrado em áreas pedregosas do Piauí até Minas Gerais – ele também é domesticável, em decorrência disso, pode ser que tenha sido trazido para Manaus, habitando a Vila Municipal, dando nome ao Igarapé do Mocó ao Bairro do Mocó e ao Reservatório do Mocó.

É isso ai.

Nenhum comentário: