quinta-feira, 3 de setembro de 2009

SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO DE MANAUS

Posted by Picasa
O modelo ideal para atender a demanda crescente de usuários de transportes de Manaus e de turistas que visitarão a cidade durante a Copa de 2014 será o tema central da audiência pública marcada para esta sexta-feira, dia 4, às 16h, no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na avenida Djalma Batista, 3578. Na audiência serão abordadas questões como a expansão da capacidade do sistema de transporte, a redução do tempo de deslocamento de passageiros e atendimento de demanda.

Fluidez do tráfego, segurança, conforto e segurança são as premissas do projeto de alta capacidade de transporte elaborado pela empresa de consultoria Pricewaterhouse que será apresentado na audiência pública. O projeto define um sistema com capacidade para atender inicialmente 170 mil usuários/dia, podendo chegar a 300 mil/dia futuramente, a partir de investimentos adicionais.
A expectativa é que haja redução média de 45 minutos no deslocamento do usuário que parte da Cidade Nova em direção ao Centro, no eixo da avenida Constantino Nery, um dos percursos previstos pelo novo sistema. A previsão é que as obras nesse traçado estejam concluídas em 2013.
Outro traçado, do Largo da Matriz até o T1, Constantino Nery, deve estar pronto em 2014.
Os estudos de viabilidade para a definição do novo modelo de transporte foram iniciados no ano passado. Um dos obstáculos detectados pelos técnicos da Pricewaterhouse foram os lençóis freáticos do subsolo de Manaus, que praticamente inviabiliza, pela elevação dos custos, a implantação de metrô subterrâneo. A solução apresentada pelo estudo é de um modelo de metrô de superficie.

Foram convidados para a audiência representantes de órgãos e entidades de classes afins tanto na esfera estadual, municipal e federal, como Instituto de Proteção ao meio Ambiente (Ipaam), Ministério Público, Assembléia Legislativa, Câmara Municipal, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, Instituto do Patrimônio Histórico (Ipham), além de associações de moradores, representação estudantil, de comércio e indústria. A audiência será aberta a todas as pessoas interessadas.

COPA
O projeto que traça um novo modelo de transporte para a cidade levou em consideração o estrangulamento do atual sistema, e também as exigências impostas para a capital sediar a Copa de 2014. Em julho foi realizada uma audiência pública para discutir o projetos Arena Multiuso da Copa. O evento contou com a participação maciça de vários segmentos da sociedade, oportunidade em que foram feitas críticas, sugestões e esclarecidas dúvidas com relação ao empreendimento, um dos mais importantes do conjunto de obras previsto para o evento.
Foto Montagem: J Martins Rocha