quinta-feira, 4 de maio de 2023

CAPIVARAS

 


Jose Rocha 

Observação: Este texto eu publiquei no BLOGDOROCHA, em 2018, ou seja, cinco anos antes da Capivara Filó ficar famosa Brasil afora.


Fui morar no Conjunto dos Jornalistas, na década de oitenta, nessa época já via algumas capivaras por lá. 


Apesar de todo o desmatamento para construções de blocos de apartamentos e mansões, as capivaras continuam no local e com um bando cada vez maior.


Elas podem ser vistas durante a noite (vide foto tirada pela minha filha Amanda Soares), comendo capim e nadando no poluído Igarapé dos Franceses.


Segundo os estudiosos, o nome vem do tupi Kapi'wara, significando "comedor de capim". Dá uma cria por ano, nascendo quatro em média.


Vivem em bando, com um macho dominante, permitindo outros machos viverem no grupo, com a função de ajudar na segurança, podendo, ocasionalmente, cruzar com as fêmeas.


Vivem até os doze anos de idade e não estão sob ameaça de extinção.


Durante todo esse tempo, eu e meus três filhos tivemos e ainda temos o prazer de vê-las.


A minha neta Duda, começou a observá-las.


Espero que elas permaneçam por longo tempo na comunidade e que novas gerações possam admira-las e respeita-las.


É isso aí.