domingo, 16 de março de 2008

BAR DO BOI EM MANAUS



Hoje é sábado, dia de brincadeira de boi! Parece coisa da nossa infância, mas não é!

Começou a temporada bovina no Centro de Convenções em Manaus (complexo desportivo-cultural).

Esta festa consiste na apresentação dos levantadores (cantores), apresentando toadas (músicas) dos anos anteriores e os lançamentos para 2008, além dos itens oficiais para a nova temporada: pajé, cunhã-poranga, sinhazinha da fazenda, boi de pano, tribos indígenas, novos bailados (passos da dança),batucada e marujada de guerra, torcidas organizadas, etc.

O objetivo maior é a arrecadação de recursos para a apresentação dos bois na cidade de Parintins (município do baixo Amazonas).

Os bois caprichoso (azul e branco) e garantido (vermelho e branco) revezam aos sábados, apresentando a cada semana um show temático, levando uma multidão às suas apresentações.

Freqüento os currais faz quinze anos; comecei no clube da TVLANDIA (hoje é um grande centro de compras), mas a cada final de semana sinto uma emoção inigualável. As minhas duas filhas adoram e o velho aqui também!

Conheço várias pessoas, a maioria considerada “intelectual”, possuidora de um ódio mortal dessa manifestação popular; os argumentos são diversos - alegam a carnavalização do evento, uso indevido da cultura indígena, alem da não representação fiel da nossa cultura.

Respeito a opinião de todos, mas não embarco nesta onda, aliás embarco mesmo é para Parintins. A viagem é uma oportunidade impar de apreciar as inúmeras belezas da nossa Amazônia, comer bodó com tucupi, passear de quadriciculo, conhecer irmãos caboclos, dormir na rede e assistir ao espetáculo grandioso na arena do Bumbodromo.
Postar um comentário