terça-feira, 10 de dezembro de 2019

A MODA NA MANAUS BELLE ÉPOQUE


* texto da CCPRN


A Belle Époque é sem dúvida um dos períodos mais marcantes do século passado. A tradução do francês que a intitula “A BELA ÉPOCA” resume um período próspero, muito celebrado em vários países no mundo. Era um momento de bastante euforia, devido aos avanços da Revolução Industrial, que fez surgir na sociedade uma representativa classe emergente.

A França ditava as tendências e no Brasil seguia-se a moda européia, ainda que nosso clima não comportasse tais padrões. Mesmo assim homens e mulheres insistiam em reproduzir os hábitos franceses. Era comum ouvir as pessoas conversando em francês nas ruas. Algumas chegavam ao ponto de enviar suas roupas, de navio, para serem lavadas em Paris, pois acreditavam que aqui ainda não se sabia lidar com tecidos nobres.


A moda deste período é marcada pelo luxo e beleza das roupas, grandes chapéus, elaborados, muitas plumas, tecidos leves, rendas, bordados e drapés em cores claras ou estampas com motivos florais e muitas fitas. Para os homens, formalmente, sobrecasaca, terno e cartola, as calças era curtas e estreitas e os jovens começaram a usá-la com bainha virada e com vincos na frente. Os colarinhos eram engomados e muito altos, retos em volta do pescoço. As barbas eram pontuadas e haviam generosos bigodes.


Centro Cultural Palácio Rio Negro (antigo Palácio do Governo do Amazonas, na Avenida Sete de Setembro).

Nenhum comentário: