terça-feira, 29 de janeiro de 2019

VALE A PENA?


Os dirigentes de uma empresa por ações, fazem de tudo para obterem o Lucro Econômico - correspondente ao lucro líquido obtido pela empresa deduzido do custo de oportunidade para os acionistas - a tomada de decisão é crucial para a sobrevivência ou não do empreendimento - dentro desse enfoque, a Vale S.A., tomou uma decisão errada, que poderá leva-la, futuramente, ao colapso.

Outrora, chamava-se Companhia Vale do Rio Doce, uma empresa multinacional brasileira, criada em 1942, no governo do Getúlio Vargas - foi privatizada, em 1997, no governo do FHC, com financiamento disponibilizado aos compradores pelo BNDES - foi um vergonha nacional;

No afã de obterem lucros cada vez maiores, os novos donos tiraram o Rio Doce do nome, ficando apenas Vale S.A,

Anos depois, o próprio Rio Doce foi "morto" pela "Mineradora Samarco", subsidiaria da Vale, com rompimento de duas barragens de Mariana.

No site da empresa, a empresa Vale informa que tem como Visão e Valores, a vida em primeiro lugar, crescer de forma correta, a paixão pelas pessoas e pelo planeta.

Tudo balela! O interesse econômico vem em primeiro lugar! O lucro é a meta principal e, por último, as pessoas, o meio ambiente e o planeta!

Fazer barragens de forma mais barata possível, para reduzir custos e obter lucros cada vezes maiores, dando lucros para os acionistas, sempre o foi objetivo encoberto da Vale.

Decisão errada, equivocada, criminosa, com total desrespeito as pessoas e ao planeta - tudo com o beneplácito dos governos e dos políticos brasileiros (muitos tiveram recursos para campanhas políticos advindos das mineradoras).

Com o rompimento da barragem de Brumadinho, a Vale perdeu, de imediato, 71 bilhões no valor de mercado; multas milionárias; bloqueio de bilhões de reais pela justiça; gastos expressivos para amenizar os estragos ambientais, dirigentes presos, dentre outros.

Ai vem a pergunta: Vale a Pena?

Por José Jose Rocha

Nenhum comentário: