Páginas

quarta-feira, 1 de maio de 2024

ANIVERSÁRIO DE CLÁUDIO AMAZONAS

 



Por José Rocha

Hoje, primeiro de maio, o bairro de Educandos celebra com entusiasmo, pois marca o aniversário do estimado jornalista e escritor Cláudio Amazonas. Nascido em Manaus, ele é descendente de uma família tradicional da Cidade Alta, carregando consigo os sobrenomes Rezende, de origem açoriana, e Amazonas, nome que evoca as lendárias índias icamiabas e que também denomina um dos maiores rios do mundo e o maior estado do Brasil.

Cláudio foi laureado duas vezes no Concurso “Prêmio Literários da Cidade de Manaus”, promovido pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura), reconhecido nacionalmente na categoria de jornalismo literário.

Cláudio estudou Biblioteconomia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Amazonas, graduou-se em Teologia pela FATEBOV e iniciou uma pós-graduação em Docência do Ensino Superior.

No serviço público, ocupou cargos como Secretário do Serviço de Loteria do Estado, Assistente Administrativo da Companhia de Eletricidade de Manaus - CEM, chefe do setor de Comunicações, secretário-geral e diretor-administrativo da Celetramazon, entre outros. Foi suplente de Deputado Estadual e diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas.

Conhecido por seu espírito boêmio desde a juventude, Cláudio cultivou amizades com artistas renomados, tanto nacionais quanto internacionais. Foi grande amigo de Getúlio Dionísio de Castro, a primeira voz do Trio Tropical, que alcançou sucesso com o disco “Adelante” a partir de 1960, e dos integrantes do Trio Cristal, frequentes hóspedes em sua residência em Manaus.

Como músico, Cláudio se destacou individualmente e como membro de um trio formado em 1958, que ganhou notoriedade com a inclusão de Carlos Enrique Gengifo Grandez, o “Kiko”, um dos mais talentosos guitarristas da América do Sul. O Trio Meridional, com Klinger Ferreira Dantas (primeira voz), Roosevelt Rego Lopez (segunda voz e segunda guitarra) e “Kiko” (terceira voz e solista), acompanhou o cantor internacional Pedrito, conhecido como El Ruiseñor del Amor, em uma memorável apresentação na TV Educativa em 23 de março de 1985, alcançando grande sucesso e se apresentando em diversos palcos.

 

Homenagem a Cláudio Amazonas

Nutro um profundo respeito por Cláudio Amazonas e sou eternamente grato pela revisão meticulosa que ele realizou em meu e-book “Igarapé de Manaus”, que será publicado em breve. Sua contribuição foi essencial para aprimorar a obra, garantindo que cada detalhe refletisse a essência da narrativa.

Parabéns, Cláudio Amazonas, pelo seu aniversário e por todas as suas realizações!