Sabemos
que cada indivíduo possui uma forma diferente de interagir com as pessoas e ao
meio externo, dando-lhe prazer, emoção e interagindo muito mais, nasceu e vai
morrer assim – pode-se falar ou escrever, segundo os especialistas, que existem
quatro formas:
Visuais
- aqueles que somente podem ver para crer;
Cenestésicos
- têm que pegar e sentir para acreditar;
Digitais
- os mais doidos de todos, pois são detalhistas ao extremo;
Auditivos
- que ouvem para imaginar.
Os
visuais são os “brecheiros”, contemplam a natureza e ficam focados em tudo ao
seu redor. Olhar. Apreciar. Sentir Prazer. Compram um carro ou uma casa pelo
seu formato ou designer, cor e aparência, não estão nem aí pela sua
funcionalidade.
Existem
uns caras que são “pegajosos”, ficam tocando na outra pessoa enquanto fala,
sente prazer em tocar num objeto ou pessoa.
Os
malucos beleza são digitais, conversa com ele mesmo. É um cara muito
inteligente, tipo um “filósofo chato” que faz muitas perguntas.
Por
último, existem àqueles camaradas “que são emprenhados pelos ouvidos”, os
famosos auditivos, que dão mais atenção ao som, aprendem melhor ouvindo e por
ele são estimulados. Na hora do “vamos ver” adora um sussurro nos ouvidos, pois
a sua imaginação é mais auditiva.
Na
área de vendas, vende mais quem consegue determinar de antemão onde o comprador
se enquadra.
O
vendedor fala: - Olha só o formato, o designer, coisa linda de ver. É “tiro e
queda” para o visual comprar!
O
cara que gosta de tocar, o vendedor o conduz para sentir o formato, passar a
mão no objeto, gosta, também, de ser abraçado e tocado. Tem de pegar para
comprar! Não compra “nem com nojo pela internet”.
Por
outro lado, o digital faz perguntas “prácaralho” e quase nada compra, mas
existe o “pulo de gato” em mostrar aos mínimos detalhes o produto, inclusive
deixar o camarada ler até o “Manuel de Instrução”. Pense. Têm de ter um “culhão
de elegante”, mas consegue vender.
E
por último, existe aquele doido o qual o vendedor têm de colocar “o som no
toco”, na potência máxima, para o camarada “sentir o som”. Pense. O camarada é
movido pela música, acorda, trabalha, faz amor, dorme e amanhece ouvindo
música. O vendedor se não colocar uma música para ele gozar, a vendar irá
azarar!
E aí
ficam as perguntas:
-
Como é você? O que te dá prazer?
- És
do tipo “São Thomé”?
-
Pegajoso?
-
Você é o “Explicadinho Nos Mínimos Detalhes”?
-
Gosta de “Ser Emprenhado Pelos Ouvidos?
Eu
penso que, possuímos um pouco de cada característica, mas possuímos uma delas
com maior intensidade.
É a
formação do nosso cérebro, coisas que a ciência ainda não sabe explicar.
Existem
grupos com essas características, pois imaginem a vida como seria se todos
fossem iguais. Seria uma merda, né?
Se
todas as casas fossem amarelas ou azuis?
Seria
um tédio, né?
Se
todos fossem políticos e mentirosos, quem iria votar neles?
E
“porraí” vai!
É
isso aí.